Homeopatia para bichos

Homeopatia para bichos

Extraído de http://petmag.uol.com.br/noticias/homeopatia-para-os-bichos/

Homeopatia para os bichos

Animais também se beneficiam do popular método terapêutico

por Guilherme Solari

Guilherme Solari - Os glóbulos e as gotas utilizadas no tratamento: facilidade de aplicação é um dos pontos fortes do tratamento title=
Crédito: Guilherme Solari

Criada no século 18 pelo alemão Christian Hahnemann, a homeopatia é um método terapêutico que busca curar através de pequenas doses das substâncias que causam a enfermidade no paciente (do grego homoios, semelhante e pathos, doença). A homeopatia é uma escolha muito popular entre pacientes que buscam, tanto tratamentos menos invasivos, como uma forma de aliviar muitos dos sintomas da alopatia (medicina tradicional).

O que poucos sabem, no entanto, é que a homeopatia ganha cada vez mais espaço entre os pets e animais em geral. Uma das principais queixas para o atendimento homeopático em pets são distúrbios de comportamento como agressividade, estresse, ansiedade ou medo. Problemas de gastrite e constipação em felinos também são ocorrências comuns nos consultórios.

Medicina complementar

A homeopatia também é muito utilizada, não como uma forma alternativa de medicina, mas como uma forma de amenizar os fortes sintomas de tratamentos alopáticos. “Um cachorro com câncer, por exemplo, faz a quimioterapia normalmente, mas a homeopatia o ajuda a melhorar a sua qualidade de vida e a lidar com os sintomas”, disse a veterinária Simone Bueno Monteiro, especializada em homeopatia, que atende em hospitais e consultórios em São Paulo.

Os atendimentos costumam ser mais longos do que da medicina comum, pois o profissional avalia diversos fatores como alimentação, sono, comportamento ao invés de simplesmente tapar o sintoma com o medicamento, mas o custo é menor. Os remédios homeopáticos são ingeridos pelo paciente ou por gotas ou por pequenos glóbulos embebidos com o produto. Aves e roedores, que também aparecem como pacientes, são medicados com as bolinhas.

Além dos pets

Curiosamente, os mesmos medicamentos dos seres humanos são utilizados no tratamento de animais. “Nós costumamos falar que a homeopatia é de certa forma uma vingança dos animais, porque os seres humanos foram cobaias das pessoas antes dos bichos”, brinca a veterinária.

E não apenas os pets são atendidos com a homeopatia. Com o aumento da conscientização do consumidor e da busca por produtos mais naturais, a homeopatia está sendo cada vez mais usada em animais de grande porte, como cavalos e até em centros de produção de suínos ou gado. Nestes casos, a homeopatia ajuda na prevenção de doenças para gerar um produto final mais saudável para as pessoas.