Style Sampler

Layout Style

Patterns for Boxed Mode

Backgrounds for Boxed Mode

All fields are required.

Close Appointment form

Acupuntura animal

ACUPUNTURA ANIMAL ou ACUPUNTURA VETERINÁRIA

O que é Medicina Tradicional Chinesa (MTC)?

É uma ciência milenar que se baseia no equilíbrio e harmonia do organismo, trata o paciente como um todo e busca tratar a raiz do problemas.

Suas bases são:

– Acupuntura

– Fitoterapia

– Dietoterapia

– Tui Na

Essa técnicas visam equilibrar a energia vital dos animais promovendo a saúde de todo seu organismo.

Animais oncológicos têm grandes benefícios com a aplicação da acupuntura por melhorar a qualidade de vida destes pacientes. Fisioanimal - qualidade em reabilitação - imagem com direitos autorais.

Animais oncológicos têm grandes benefícios com a aplicação da acupuntura por melhorar a qualidade de vida destes pacientes. Fisioanimal – qualidade em reabilitação – imagem com direitos autorais.

 

ACUPUNTURA-VETERINARIA-FISIOANIMAL

A acupuntura é indicada para cães e gatos, com grande aceitação por parte dos animais. Imagem com direito autoral – Fisioanimal Fisioterapia Veterinária – Foto pela Dra. Bianca. 

  • Acupuntura  Veterinária

A Acupuntura Veterinária é uma das técnicas mais antigas da MTC, ela consiste na introdução de pequenas agulhas em pontos pré-determinados, chamados de pontos de acupuntura, que se localizam em canais energéticos, chamados de meridianos, os quais estão distribuídos pelo corpo.

Ela pode agir primariamente ou juntamente com outras terapias. A utilização de medicamentos alopáticos, inclusive o uso de corticosteróides, não impede a utilização da acupuntura em conjunto com a medicina ocidental.

Diversas técnicas podem ser utilizadas como: Agulha seca, Eletroacupuntura e Moxabustão. 

A acupuntura é indicada para o alívio de dores, agudas e crônicas,. A eletroacupuntura potencializa o efeito analgésico, prolongando o efeito da terapia. Fisioterapia Veterinária www.fisioanimal.com - Imagem com direitos autorais.Fisioterapia Veterinária www.fisioanimal.com - Imagem com direitos autorais

A acupuntura com agulha seca é indicada para o alívio de dores, agudas e crônicas,. A eletroacupuntura potencializa o efeito analgésico, prolongando o efeito da terapia. Fisioterapia Veterinária www.fisioanimal.com – Imagem com direitos autorais.

A acupuntura é indicada para o alívio de dores, agudas e crônicas,. A eletroacupuntura potencializa o efeito analgésico, prolongando o efeito da terapia. Fisioterapia Veterinária www.fisioanimal.com - Imagem com direitos autorais.Fisioterapia Veterinária www.fisioanimal.com - Imagem com direitos autorais

A acupuntura é indicada para o alívio de dores, agudas e crônicas,. A eletroacupuntura potencializa o efeito analgésico, prolongando o efeito da terapia. Fisioterapia Veterinária www.fisioanimal.com – Imagem com direitos 

Acupuntura com Dr. Alexandre para atroes de cotovelo - www.fisioanimal.com - imagem com direitos autorais.

Acupuntura com Dr. Alexandre para atrose de cotovelo – www.fisioanimal.com – imagem com direitos autorais.

ACUPUNTURA-VETERINARIA-FISIOANIMAL-MOXA-DRABIANCA

Aplicação de moxa em paciente felino. A moxabustão é amplamente utilizada, inclusive para animais.

  • Hemopuntura, Farmacopuntura e Implante de ouro (apenas em patologias específicas).

A Hemopuntura consiste na aplicação do próprio sangue do animal em pontos específicos, estimulando a imunidade do animal e potencializando o efeito da acupuntura em algumas doenças. A hemopuntura é de fácil aplicação, sendo realizada durante a sessão de acupuntura. 

Já a farmacopuntura consiste na aplicação de medicamentos, sejam eles homeopáticos como arnica montana, Vitamina B12 e até mesmo medicações, de forma a prolongar o efeito do tratamento, aumentar a analgesia e a ação anti-inflamatória da acupuntura em algumas afecções. 

  • Implante de ouro

“A acupuntura possui diversas técnicas, sendo a técnica de implante de ouro, uma das mais indicadas para o tratamento da displasia coxofemoral. O implante de ouro consiste em implantar pequenos fragmentos de ouro 18k em pontos de acupuntura específicos e em pontos gatilho ao redor da articulação de forma a melhorar a dor e mobilidade.
Essa técnica é a mais recomendada por apresentar um estímulo permanente dos pontos com resultados de longa duração. Além dessa função, quando ocorre dor ou instabilidade articular ou inflamação, o organismo tenta corrigir esse desequilíbrio depositando cálcio, formando assim os osteófitos e a presença do ouro previne essas alterações que levariam à artrose. Estudos mostram que esta técnica pode melhorar a locomoção e promover a analgesia por até dois anos ( Sousa et al 2010).
É uma técnica ambulatorial, não invasiva, de baixo custo e segura, desde que realizada por um médico veterinário especializado em acupuntura e que domine essa técnica. Ressalta-se que os fragmentos são posicionados em pontos específicos de acupuntura, nunca colocados dentro da articulação . Além da displasia, outras doenças podem ser tratadas como artrose, espondiloses, displasia de cotovelo e epilepsia.
Recomenda-se realizar algumas sessões de acupuntura previamente ao implante para intensificar sua eficácia e em animais que necessitem de sedação é imprescindível a realização de exames de sangue e avaliação cardíaca para maior segurança do animal.
A utilização dessa técnica é promissora, pois além de promover maior qualidade de vida e alívio da dor, não há necessidade da utilização de medicações e pós-operatório.” – Texto publicado na Revista Nosso Clínico, Coluna Fisioterapia e Reabilitação Veterinária M.V. Msc. Bianca Paiva, veterinária acupunturista Fisioanimal.

Implante de ouro para espondilose anquilosante - acupuntura veterinária- Fisioanimal

Implante de ouro para espondilose anquilosaste em coluna – acupuntura veterinária- Fisioanimal – Imagem com defeitos autorais

 

Implante de ouro para artrose de quadril - acupuntura veterinária Fisioanimal

Implante de ouro para artrose de quadril – acupuntura veterinária Fisioanimal – Imagem com defeitos autorais

  • Fitoterapia Chinesa e Dietoterapia

A Fitoterapia se baseia na utilização de vegetais, minerais e animais, em forma de compostos, para tratamento e prevenção de enfermidades, assim como para a manutenção da saúde.

A Dietoterapia compreende a seleção de alimentos, devidamente balanceados nutricionalmente, para prevenir o aparecimento de patologias, manter a saúde do organismo e também no tratamento de doenças:

Neurológicas;

– Osteomusculares;

– Dermatológicas;

– Gastrointestinais;

– Cardiorrespiratórias;

– Imunomediadas;

– Comportamentais.

+Texto desta página elaborado com a participação da Dra. Bianca Paiva, acupunturista Fisioanimal.

Para saber mais de como a acupuntura pode ajudar seu animal, ligue para (011) 3862-6398  , atendimento@fisioanimal.com e  agende uma visita!

A equipe de acupuntura Fisioanimal é formada por profissionais de referência da área, conheça mais sobre profissionais em EQUIPE .

Atendimento também aos sábados, em domicílio sob avaliação.