Style Sampler

Layout Style

Patterns for Boxed Mode

Backgrounds for Boxed Mode

All fields are required.

Close Appointment form

Dudu – Fratura Coluna

Dudu – Fratura Coluna

Dudu foi atropelado e teve uma grave fratura de coluna.  Apresentava um alto grau de dor, e passou por um longo procedimento cirúrgico ( Clinica Nato).

No dia seguinte, apesar de paralisado dos membros posteriores, Dudu apresentava retorno de reflexo patelar, sendo a sensibilidade profunda e superficial diminuídas.  Foi encaminhado para sua casa em uma semana.  Indicada restrição completa e repouso.

Iniciamos a fisioterapia em 10/06/09, em domicílio. A indicação era de repouso absoluto e apenas a fisioterapia para manter suas pernas funcionando enquanto sua coluna consolidava.

fisioterapia veterinária em trauma coluna

fisioterapia veterinária em trauma coluna

fisioterapia veterinária em trauma coluna

fisioterapia veterinária em trauma coluna

fisioterapia veterinária em trauma coluna

fisioterapia veterinária em trauma coluna

fisioterapia veterinária em trauma coluna

fisioterapia veterinária em trauma coluna

Após cinco sessões, Dudu já estava muito mais ativo, com grande diminuição da dor.  Introduzidos alongamentos nos membros posteriores e também eletroterapia com FES, para minimizar a atrofia.

Dudu seguiu progredindo. O pouco que andava não apoiava as patas de tras, jogando seu peso para a frente como uma gangorra.

No terceiro mês, com o acompanhamento radiografico da fratura e indicação de boa consolidação, foram retirados os implantes metálicos.

Após essa retirada iniciamos com exercicios na água.

Mantivemos duas sessões semanais, sendo uma delas de hidroterapia.  Foram feitos diversos exercicios na água e fora dela, desde sustentação até natação. Esta última, mostrou-se um grande estímulo pois  constituía o exercicio em que mais movimentava as patas de traseiras voluntariamente. Dudu evoluiu muito com as sessões na água.

Aos poucos corrigiu sua postura e começou apoiar corretamente as patas de trás e movimenta-las.

Um grande dia recebi a noticia tão esperada: Dudu começou a andar…… sem mais palavras….

Seguimos com as sessões de hidroterapia e Dudu evoluiu rapidamente.
Na água ganhou grande mobilidade e conseguia andar normalmente. Diminuimos progressivamente a altura da água e Dudu cada vez menos dobrava sua pata para andar. Não foi mais preciso também que entrasse na água para fazer os exercícios com ele, pois já conseguia sozinho. Em casa, estimulamos o caminhar e foi feito o uso de bandagem funcional.

Não posso deixar de mencionar a mudança no humor de Dudu. Quando realmente ganhou de volta sua mobilidade, começou a caminhar, a se movimentar, voltou a ser muito docil, inclusive durante as sessões…

A assim literalmente caminhamos rumo a alta completa. Atualmente Dudu está perfeito. Passeia normalmente, vive como se nunca tivesse passado por tudo isso.

Seu tratamento, desde a cirurgia até sua alta completa, envolveu meses de trabalho por parte de todos, principalmente de dedicação e confiança dos donos.

Desde a cirurgia até a caminhar perfeito foram muitos obstáculos, todos superados com perceverança. O resultado? Clique abaixo e veja por voce mesmo.