Style Sampler

Layout Style

Patterns for Boxed Mode

Backgrounds for Boxed Mode

All fields are required.

Close Appointment form

Controle da dor nos animais

icon
Controle da dor nos animais

No Comments

Controle da dor nos animais

 

controle dor fisioterapia animal

controle dor fisioterapia animal

“O controle da dor deve ser baseado em avaliação cuidadosa, com elucidação das possíveis causas e dos efeitos deste sintoma na vida do paciente, investigando-se fatores compor- tamentais que possam intervir na qualidade de vida do paciente. A avaliação da dor é extremamente importante, pois sem sua medida torna-se difícil determinar o tratamento adequado ou quando deverá ser interrompido, porque a eficácia do tratamento e o seu se- guimento dependem da avaliação e da mensuração confiável da dor.6

A anamnese completa e o exame clínico são vitais, e a investigação laboratorial ou ra- diológica pode ser necessária.
A dor é uma experiência única e pessoal. Não há linguagem ou comportamento padrão que descreva a dor do paciente, variando de um animal para o outro, mesmo quando se trata da mesma espécie e da mesma enfermidade. A dor é uma sensação e, portanto, total- mente subjetiva e individual; é o doente, sem a intervenção do médico, que decide se está ou não com dor. É nesse momento que encontramos as maiores dificuldades na avaliação da dor no paciente veterinário: saber interpretar a dor experimentada por um paciente, determinar se ele possui dor e qual sua intensidade para, então, avaliar se o tratamento será efetivo ou não.
O fato de um paciente não demonstrar um comportamento relacionado com a dor não significa que ele não esteja com dor. Outros animais podem não demonstrar sinais exter- nos indicativos de dor na presença de seres humanos ou outros animais, principalmente predadores em potencial, já que este comportamento pode ser um mecanismo protetor inato para prevenir que um predador o reconheça como presa fácil. No entanto, pode-se afirmar que quanto mais domiciliado e mais próximo for o convívio do animal com seu dono, maior a probabilidade de ele demonstrar comportamentos que indiquem quadros álgicos.
A avaliação da dor na medicina veterinária fica a critério do médico veterinário que avalia a dor experimentada pelo paciente, portanto está restrita à ponderação de um ob- servador.
Com a finalidade de minimizar as diferenças entre os observadores e fazer o processo de avaliação mais criteriosa possível, foram propostas diversas escalas para o reconhecimento da dor.

Em uma pesquisada realizada com médicos veterinários canadenses, Dohoo e Dohoo1 descobriram que um dos principais fatores que influenciam os médicos veterinários na administração rotineira de fármacos analgésicos no pós-operatório é a percepção pelos médicos veterinários do nível de dor sentida pelos animais. Nesse estudo, foi evidenciado que, entre os veterinários entrevistados, 51,5% nunca empregaram analgésicos, realçando dessa maneira a importância do aprendizado no reconhecimento da dor.

Uma verdade permanece evidente: ignorar a dor simplesmente por haver problemas na sua mensuração condena os pacientes a um sofrimento indevido. Esforçar-se para avaliar e tratar a dor em animais é uma meta válida e louvável de profissionais veterinários.8 ”

Texto por: Patrícia Bonifácio Flôr, Teresinha Luiza Martins, Karina Velloso Braga Yazbek

Retirado acima na íntegra do livro:

Fantoni, Denise Tabacchi, 1966- Tratamento da dor na clínica de pequenos animais / Denise Fantoni. – Rio de Janeiro : Elsevier, 2011., capítulo 9 pag 81

 

A fisioterapia é uma grande ferramenta no controle da dor em nossos amigos animais. Dor ocasionada por problemas de coluna, osteoartrose e muitas outras podem ser tratadas ou amenizadas, trazendo qualidade de vida ao animal.

Beja abaixo algumas técnicas para controle da dor na fisioterapia animal.

Fotos: Dra Maira – Fisioanimal

Aplicação de LASER para alívio de dor

Aplicação de LASER para alívio de dor

Aplicação eletroterapia para alívio de dor fisioterapia animal

Aplicação eletroterapia para alívio de dor fisioterapia animal

Massoterapia para alívio de dor na fisioterapia animal

Massoterapia para alívio de dor na fisioterapia animal

Eletroterapia para alívio de dor na fisioterapia animal

Eletroterapia para alívio de dor na fisioterapia animal

Magnetoterapia para alívio de dor na fisioterapia animal

Magnetoterapia para alívio de dor na fisioterapia animal

 

 

  • Share This

Related Posts

Submit a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You must be logged in to post a comment.