• Detecção precoce...

Detecção precoce de osteoartrite em cães pode abrir portas para a cura

A osteoartrite é comumente diagnosticada em estágios tardios e irreversíveis, quando o tratamento esperado pode ser apenas diminuir a dor e diminuir a velocidade de progressão da doença. Devido à osteoartrite ser um problema amplamente recorrente em cães, cavalos e humanos, médicos e veterinários precisam de uma maneira precisa para diagnosticar a doença de maneira precoce e mais acurada possível. Pesquisadores da Universidade do Missouri (Estados Unidos) estão investigando biomarcadores em potencial em cães para o diagnóstico precoce de osteoartrites, o que poderia ajudar a identificar pacientes com risco de desenvolver a doença.

“Desenvolvendo os métodos de diagnóstico precoce para a artrite, prevenção ou mesmo estratégias para um tratamento curativo para lidar com a doença se tornam mais realistas”, diz James Cook, professor de medicina veterinária e cirurgia e professor de cirurgia ortopédica. “Os biomarcadores poderiam detectar a doença antes que a dor e inchaço ocorrecem, e proprietários poderiam tomar medidas preventivas, como mudanças nas atividades ou dieta, ajudando seus animais a perder peso e fortalecer suas articulações, para diminuir a  chance de seus cães desenvolverem osteoartrite.”

No estudo, pesquisadores examinaram biomarcadores em potencial no liquido sinovial. Este, que é um líquido que lubrifica as articulações, é conhecido por suas respostas rápidas e sensíveis às lesões. Tomando amostras de cães, pesquisadores descobriram que a quantidade e qualidade do líquido sinovial era alterada em articulações do joelho.

“No Laboratório de Ortopedia Comparada da Universidade do Missouri, estamos particularmente interessados na identificação e validação de biomarcadores que possam detectar estágios precoces de osteoartrite para prover diagnósticos exatos e informações prognósticas antes do início da doença clínica, para humanos e animais”, diz Cook. “Nosso time, liderado pelos doutores Kuroki, Stoker e Garner, está fazendo tremendo progresso no desenvolvimento de simples testes de sangue, urina e fluido sinovial, que mostram grandes promessas em nos ajudar a diagnosticar osteoartrites iminetes, antes que seja muito tarde para ajudar o paciente da maneira mais efetiva possível.”

A osteoartrite causa degradação da cartilagem articular, levando à dor, inflamação e perda do movimento da articulação. Veteriários prevêm que mais de 20% dos cães de meia idade e 90% dos cães mais velhos possuem essa doença em uma ou mais articulações, sendo estas porcentagens ainda maiores na população humana.

Fonte: Science daily

———————————————————————————————————————————————————————-

Lembre -se : Acupuntura, fisioterapia e reabilitação são essenciais para o controle e tratamento de artrite e artrose nos animais, assim como nos humanos! Tratamentos como hidroterapia, exercícios orientados , laserterapia, implante de ouro entre outros podem ajudar o paciente a conviver com qualidade de vida com a doença! Procure seu veterinário ou entre em contato com a Fisioanimal:

(011) 3862-6398 ou atendimento@fisioanimal.com