Style Sampler

Layout Style

Patterns for Boxed Mode

Backgrounds for Boxed Mode

All fields are required.

Close Appointment form

Entrevista : Conheça os benefícios da fisioterapia animal para o seu Pet

icon
Entrevista : Conheça os benefícios da fisioterapia animal para o seu Pet

No Comments

Entrevista : Conheça os benefícios da fisioterapia animal para o seu Pet

Entrevista com a Dra Maira Formenton, médica veterinária especializada em fisioterapia animal,  publicada no portal Idmedpet.

alt Com um número cada vez maior de cachorros e gatos de estimação, as novidades do mundo animal não param. Você já pensou, por exemplo, em fisioterapia para o seu cachorrinho? Pois é, ela existe e traz inúmeros benefícios.

A veterinária Maira Formenton explica que ela é realizada por técnicas adaptadas aos animais através de aparelhos ou de exercícios assistidos pelo veterinário. “Por exemplo, ajudamos o animal a alongar a coluna em uma bola ou alongamos os membros do paciente, outras vezes aplicamos eletroterapia e laser, ou até mesmo ultrassom, como na fisioterapia humana. É utilizada até mesmo a hidroterapia, de forma adaptada em hidroesteiras ou natação assistida”, explica ela.

A fisioterapia é indicada para casos ortopédicos e neurológicos, além de pacientes geriatras. Em pacientes ortopédicos, como cães com artrites e artroses, rupturas de ligamento, displasia coxofemoral, luxação de patela e cirurgias ortopédicas das mais diversas, ajudando o animal a se recuperar rapidamente e prevenindo sequelas.

Em casos neurológicos, a fisioterapia muitas vezes é essencial para que o animal possa voltar a andar, como nos casos de fraturas, traumas em coluna ou hérnias de disco que comprometem a locomoção. Na geriatria, os animais idosos ganham qualidade de vida, pois ajuda no controle da dor e aumenta a expectativa de vida dos pacientes.

Também podemos atuar em programas de emagrecimento para animais obesos. Os benefícios são diversos. Desde uma recuperação mais rápida de uma cirurgia de joelho, por exemplo, até animais que voltam a andar depois de traumas de coluna. A fisioterapia pode proporcionar também um conforto ao paciente, fazendo com que apoie uma pata que antes não conseguia, ou – como nos casos de displasia coxofemoral (um problema que acomete o quadril de certas raças de cães) –, pode manter o animal bem por muitos anos, conservando a musculatura e ajudando para que ele não precise de cirurgias no local.

Os idosos são beneficiados com controle de dores, aumento da locomoção e da melhoria da qualidade de vida, além de ganho no sistema cardiovascular. “Enfim, se o cuidador (dono) quer o melhor para seu animal, deve procurar por esses benefícios que a fisioterapia pode oferecer”, diz a veterinária.

A veterinária utiliza técnicas adaptadas ou específicas para os animais, como alongamentos, exercícios de diversas modalidades, aparelhos como laser, ultrassom, eletroterapia, magnetoterapia, entre outras. “Utilizamos piscinas e hidroesteiras para ajudar o animal em sua recuperação, proporcionando todos os benefícios que a hidroterapia pode trazer”, diz ela.

De acordo com Maira, os cães normalmente gostam, pois percebem com o passar das sessões que as técnicas lhes trazem conforto e bem-estar. Os donos podem acompanhar normalmente, inclusive ajudam a segurar o cão muitas vezes. Em alguns casos, porém, pedimos para eles saírem, pois há animais que ficam muito agitados com seus cuidadores.

Gatos também se beneficiam das terapias. “Muitas vezes atendemos gatos com pós-operatórios de traumas e atropelamentos. As técnicas são adaptadas a felinos e, como estes são menos tolerantes, normalmente as sessões são mais rápidas”, diz Maira.

Dra. Maira R. Formenton é médica-veterinária graduada pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia na Universidade de São Paulo – FMVZ/USP. Coordenadora dos IV e V Cursos de Pós- Graduação em Fisioterapia e Reabilitação Veterinária – Instituto Bioethicus – Botucatu – SP. Pós-graduada e monitora Curso de Pós-Graduação em Fisioterapia e Reabilitação Veterinária – Instituto Bioethicus – Botucatu – SP. Responsável pelo Setor de Fisioterapia do Hospital Veterinário Pompéia. Ministra e coordena o Ambulatório Prático em Fisioterapia e Reabilitação Animal – Bioethicus – Botucatu – SP. Diretora do Centro de Fisioterapia Fisioanimal. CRMV-SP: 24.842 _____________________________________________________________ Quer saber mais de como a fisioterapia pode ajudar seu animal? ligue (011) 3862-6398 ou mande um email para atendimento@fisioanimal.com

  • Share This

Submit a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You must be logged in to post a comment.