Style Sampler

Layout Style

Patterns for Boxed Mode

Backgrounds for Boxed Mode

All fields are required.

Close Appointment form

Hidroterapia para cães – fisioterapia veterinária Fisioanimal

  • Home
  • Hidroterapia para...
icon
Hidroterapia para cães – fisioterapia veterinária Fisioanimal

No Comments

HIDROTERAPIA PARA CÃES – FISIOTERAPIA VETERINÁRIA FISIOANIMAL

………………………………………………………………………………………………………..

A Fisioanimal oferece uma completa infra-estrutura  para hidroterapia, natação, fisioterapia e muito mais. Entre em contato e agente uma avaliação para seu cão:   (011) 3862-6398 ou atendimento@fisioanimal.com

…………………………………………………………………………………………………………

A hidroterapia ( tratamento através de modalidades aquáticas) é uma técnica utilizada na rotina da reabilitação e fisioterapia veterinária por seus vários efeitos benéficos. Na veterinária as modalidades mais comuns são esteira aquática e natação, sendo que a última muitas vezes é realizada de forma assistida. Também podem ser utilizadas técnicas de duchas de pressão ( underwater massage), águas termais ( hidroterapia associada a termoterapia), entre outras.

A flutuabilidade da água remove a pressão dos membros doloridos e muito do peso do animal, diminuindo a força necessária para realizar movimentos simples, mas difíceis devido a lesões. Os cães restabelecem mais rapidamente a musculatura e amplitude de movimento dos membros atrofiados secundários à diversos fatores clínicos, como cirurgias, displasia coxofemroal, etc.

hidroterapia para cães - fisioterapia veterinária fisioanimal esteira aquática

hidroterapia para cães – fisioterapia veterinária fisioanimal esteira aquática

Quando passam por este tratamento, os cães podem trabalhar várias estruturas ao mesmo tempo. Dentro d’água, o movimento é facilitado , recrutando novos grupos musculares, requisitando maior equilíbrio e distribuindo melhor o peso, atingindo tanto a reeducação neuromuscular quanto a agilidade.

Hidroterapia para displasia coxofemoral em cães - Fisioanimal

Hidroterapia para displasia coxofemoral em cães – Fisioanimal

A hidroterapia pode ser utilizada no tratamento de artroses, condições ortopédicas, musculares, ligamentares e outros tipos de lesões em tecidos moles. Pode também ajudar na convalescência em geral.

Trabalhos extensivos na fisioterapia humana demonstraram que um tratamento com hidroterapia adequado e monitorado age encorajando  a mobilidade das articulações, melhorando assim o tônus muscular e promovendo reparação tecidual sem imposição de estresse nos tecidos lesados.

São alguns efeitos da hidroterapia:

– alívio da dor, tensão e inchaço;

– fortalecimento dos músculos e manutenção;

– alívio de espasmos musculares;

– aumento da amplitude de movimento das articulações;

– melhora da circulação sanguínea;

– melhora da condição física (pulmões e coração)

– aumento da velocidade de recuperação de lesões.

natação-fisioterapia-veterinaria-com-qualidade-fisioanimal

Natação assistida no trabalho de fisioterapia na água. Fisioanimal.com

Natação Para Cães:

A natação para cães pode ser muito benéfica. Da mesmo forma que para humanos, a natação é indicada como recreativa, para condicionamento, perda de peso, tratamento da obesidade e como forma de hidroterapia.

Os animais em que o tratamento com natação devem ser acompanhados por um veterinário, pois devem ser examinados para problemas nas articulações, cardíacos e até mesmo animais que tem medo de água. Nestes casos o fisiatra ( ou veterinário fisioterapeuta) pode avaliar e optar por técnicas assistidas de natação (quando o terapeuta diretamente auxilia o animal na terapia), além de controlar a intensidade e tempo adequados às diferentes afecções. Nunca deve-se pedir para o próprio proprietário colocar um animal com alguma lesão (seja ela neurológica ou ortopédica) para nadar, pois este não conhece as técnicas de natação usadas na reabilitação e pode piorar a lesão ou até mesmo afogar o animal.

A natação no cão é indicada para tratamento de emagrecimento e obesidade, fitness, condicionamen- to físico e preparação para competições em casos de animais de exposição ou de trabalho. O trabalho cardiovascular é importante e muito benéfico, além de ajudar a fortalecer todo o corpo, de membros à coluna. Deve ser usada com estímulos como brin- quedos na água e deve-se acostumar o animal com a sensação da água, usando-se coletes no início. Quando o animal já estiver habituado, a natação livre pode ser feita. Ressalta-se que o cão deve estar em jejum de pelo menos duas horas, para evitar torção gástrica e outras complicações.

natação-cães-fisioterapia-veterinária

natação-cães-fisioterapia-veterinária

……………………………………………….Nossa paciente Anita nadando na Fisioanimal……………………………….

Já na fisioterapia, diversos problemas como perdas de massa muscular, problemas nos cotovelos, artroses, displasias de cotovelo e coxofemoral, entre outros, podem ser muito beneficiados com a natação. Nestes casos devem ser acompanhadas e assistidas por um fisioterapeuta veterinário, regulando intensidade e nível de assitência ao exercício.

Reabilitações em animais com problemas neurológicos muitas vezes também são indicados a natação. A natação é uma ótima forma de estimular o equilíbrio e a coordenação, ativando o sistema nervoso sensorial. Deve ser feita de forma assistida pelo fisiatra e de forma gradual, sendo que a hidroterapia no início pode ser leve e sustentada, e com a evolução chegar até a natação livre em etapas avançadas da reabilitação.

Ressalta-se as contraindicações como problemas e lesões na pele, cervicalgias, animais com infecções (principalmente urinária) e com quadro clínico debilitado, cardiopatas graves ou descompensados, animais anêmicos, animais com fixadores externos ou fraturas não estabilizadas. 

Fontes:

Coluna Fisioterapia natação

Canine Hydrotherapy Association

VetContact

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

A Fisioanimal oferece uma completa infra-estrutura para hidroterapia, natação, fisioterapia e muito mais . Entre em contato e agente uma avaliação para seu cão:

(011) 3862-6398 ou atendimento@fisioanimal.com

  • Share This

Submit a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You must be logged in to post a comment.