Style Sampler

Layout Style

Patterns for Boxed Mode

Backgrounds for Boxed Mode

All fields are required.

Close Appointment form

Implante de ouro para dores articulares em cães!

icon
Implante de ouro para dores articulares em cães!

No Comments

Implante de ouro para dores articulares em cães!

A Fisioanimal oferece tratamento de implante de ouro aos pacientes com problemas articulares. A técnica é reconhecida e muito eficaz, com resultados imediatos.

Para saber mais entre em contato pelo telefone (011) 3862-6398 ou atendimento@fisioanimal.com.

Impante de ouro para Displasia Coxofemoral: Uma opção para o controle da dor.

A displasia coxofemoral é uma patologia muitas vezes desafiadora para o veterinário clínico. Soluções definitivas ainda não são possíveis, e o controle dos sinais clínicos como a dor e claudicação interferem diretamente na qualidade de vida dos animais acometidos.
A acupuntura possui diversas técnicas, sendo a técnica de implante de ouro, uma das mais indicadas para o tratamento da displasia coxofemoral. O implante de ouro consiste em implantar pequenos fragmentos de ouro 18k em pontos de acupuntura específicos e em pontos gatilho ao redor da articulação de forma a melhorar a dor e mobilidade.
Essa técnica é a mais recomendada por apresentar um estímulo permanente dos pontos com resultados de longa duração. Além dessa função, quando ocorre dor ou instabilidade articular ou inflamação, o organismo tenta corrigir esse desequilíbrio depositando cálcio, formando assim os osteófitos e a presença do ouro previne essas alterações que levariam à artrose. Estudos mostram que esta técnica pode melhorar a locomoção e promover a analgesia por até dois anos ( Sousa et al 2010).
É uma técnica ambulatorial, não invasiva, de baixo custo e segura, desde que realizada por um médico veterinário especializado em acupuntura e que domine essa técnica. Ressalta-se que os fragmentos são posicionados em pontos específicos de acupuntura, nunca colocados dentro da articulação . Além da displasia, outras doenças podem ser tratadas como artrose, espondiloses, displasia de cotovelo e epilepsia.
Recomenda-se realizar algumas sessões de acupuntura previamente ao implante para intensificar sua eficácia e em animais que necessitem de sedação é imprescindível a realização de exames de sangue e avaliação cardíaca para maior segurança do animal.
A utilização dessa técnica é promissora, pois além de promover maior qualidade de vida e alívio da dor, não há necessidade da utilização de medicações e pós-operatório.

Texto publicado na Revista Nosso Clínico, Coluna Fisioterapia e Reabilitação Veterinária M.V. Msc. Bianca Paiva, veterinária acupunturista Fisioanimal.

Implante de ouro para espondilose anquilosante - acupuntura veterinária- Fisioanimal

Implante de ouro para espondilose anquilosante – acupuntura veterinária- Fisioanimal

Implante de ouro para artrose de quadril - acupuntura veterinária Fisioanimal

Implante de ouro para artrose de quadril – acupuntura veterinária Fisioanimal

Coluna Revista Nosso Clínico

Implante de ouro em caes - Coluna Nosso clinico - Fisioanimal

Implante de ouro em caes – Coluna Nosso clinico – Fisioanimal

Artigo Técnico:

IMPLANTE DE FRAGMENTOS DE OURO EM PONTOS DE ACUPUNTURA E PONTOS GATILHO PARA O TRATAMENTO DE DISPLASIA COXO-FEMURAL EM CÃES – REVISÃO DE LITERATURA

Nicole Ruas Sousa, Lilian Tannus, Marcia V. R. S. Szabó

Resumo

 

O presente trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre o uso de implante de fragmentos de ouro em pontos de acupuntura (AP) e pontos gatilho para displasia coxofemoral (DCF) canina, doença de alta incidência na prática clínica de pequenos animais. Ainda não há cura para DCF e os tratamentos visam analgesia, estabilidade articular e regeneração da cartilagem articular. As abordagens mais utilizadas são redução da massa corporal, fisioterapia, antiinflamatórios não esteroidais, suplementos nutricionais, estabilização cirúrgica da articulação ou acupuntura. No Brasil, cerca de 70% dos atendimentos na AP veterinária são quadros nervosos e/ou músculo-esqueléticos. Diversas técnicas de estímulo do ponto de AP podem ser utilizadas como acupressão, agulhamento, injeção de substâncias (aquapuntura), eletroacupuntura e implante de fragmentos metálicos. Os fragmentos de ouro são colocados em pontos de AP e em pontos gatilhos causando uma estimulação permanente pela liberação contínua de íons como o aurocianido Au (CN)-2 que emitem carga elétrica positiva, neutralizando o pH ácido da resposta inflamatória. Testes clínicos mostram a eficácia do implante de ouro em pontos de AP para DCF, promovendo analgesia e melhora na locomoção por períodos de ao menos dois anos. O implante de fragmentos de ouro em pontos de AP é um método barato, rápido e de fácil execução. Essa técnica se mostra promissora para o alívio da dor e melhora na qualidade de vida de cães com DCF, porém são necessários mais estudos para melhorar a compreensão do uso do implante de fragmentos de ouro em pontos de AP.

Palavras-chave: acupuntura permanente, medicina tradicional chinesa, canino, artrite

 

1
  • Share This

Submit a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You must be logged in to post a comment.