Style Sampler

Layout Style

Patterns for Boxed Mode

Backgrounds for Boxed Mode

All fields are required.

Close Appointment form

Natação cães

  • Home
  • Natação cães...
icon
Natação cães

No Comments

Natação cães

A natação para cães pode ser muito benéfica. Da mesmo forma que para humanos, a natação é indicada como recreativa ( algumas raças como os labradores adoram!), para condicionamento, perda de peso, tratamento para obesidade e, é claro para fisioterapia.

Os animais em que o tratamento com natação é indicado devem ser acompanhados por um veterinário, pois devem ser examinados para problemas nas articulações, cardíacos e até mesmo animais que tem medo de água.

A natação no cão é indicada para tratamento de emagrecimento e obesidade, fitness e condicionamento físico e preparação para competições em casos de animais de exposição ou de trabalho. O trabalho cardiovascular é importante e muito benéfico, além de do trabalho na água ajudar a fortalecer todo o corpo, patas e coluna. Deve ser usada com estímulos como brinquedos na água e deve-se acostumar o animal com a sensação da água, usando-se coletes no início. Quando o animal já estiver habituado, a natação livre pode ser feita. Ressalta-se que o cão deve estar em jejum de pelo menos duas horas, para evitar torção gástrica e outras complicações.

natação-cães-fisioterapia-veterinária

natação-cães-fisioterapia-veterinária

 

Já na fisioterapia, diversos problemas como perdas de massa muscular, problemas nos cotovelos, artroses, displasias entre outros podem ser muito beneficiados com a natação. Nestes casos devem ser acompanhadas e assistidas por um fisioterapeuta veterinário, para assim não piorar as lesões do animal.

Reabilitações em animais com problemas neurológicos muitas vezes também são indicados a natação. A natação é uma ótima forma de estimular o equilíbrio e a coordenação, sendo um ótimo estimulante para o sistema nervoso. Deve ser feita  de forma assistida pelo fisioterapeuta e de forma gradual, sendo que a hidroterapia no inicio pode ser leve e sustentada, e com a evolução chegar até a natação livre em etapas avançadas da reabilitação.

No vídeo abaixo, nosso paciente Brucutu, em sua fase final de sua recuperação ( Fisioanimal/ Pompéia Pet)

 

Para maiores informações de como a natação pode ajudar seu animal, entre em contato com seu veterinário.

Para nossos colegas veterinários, segue um link de um artigo técnico com mais especificações sobre hidroterapia:

hidroterapia artigo

Para maiores informações entre em contato com a Fisioanimal

(011)3862-6398 ou atendimento@fisioanimal.com

Espero por vocês!

Maira Formenton

  • Share This

Related Posts

Submit a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You must be logged in to post a comment.