Style Sampler

Layout Style

Patterns for Boxed Mode

Backgrounds for Boxed Mode

All fields are required.

Close Appointment form

Ozonioterapia para animais

Ozonioterapia para animais

  • Home
  • Ozonioterapia para

Ozonioterapia para animais

O que é a Ozonioterapia?

Ozonioterapia consiste no uso do oxigênio e do ozônio de forma terapêutica. Dentre seus efeitos podemos citar o anti-inflamatório, a imunomoduor, antimicrobiano e cicatrizante.

O gás ozônio é o mesmo da camada de ozônio?

O oxigênio que respiramos é uma molécula com dois átomos de oxigênio (O2), já o ozônio é uma molécula com 3 átomos de oxigênio (O3). Para produzirmos ozônio, precisamos “quebrar” as moléculas de O2 para que se reagrupem como O3.

Como a terapia é realizada?

Existem várias vias de aplicação do ozônio. As principais formas são a aplicação do gás de forma local (que pode ser realizada em pontos que acupuntura ou não) por via intramuscular, subcutânea ou intra-articular, a insuflação retal e a auto-hemoterapia maior ou menor (quando se ozoniza e em seguida reaplica o sangue do próprio paciente). Outras vias, como a aplicação intra-discal, peridural, bolsa de ozônio, insuflação vesico-uretral e de fístulas dependem do caso a ser tratado e costumam ser menos frequentes em comparação às formas principais. Também pode-se ozonizar óleos a água para uso tópico, limpeza de tecido ou até mesmo uso oral.

Quais são os efeitos da ozoniterapia?

A ozonioterapia é capaz de reduzir a agregação plaquetária, desfazer o empilhamento de hemácias, modula o estresse oxidativo, reduz a produção de tecido de granulação exuberante, melhora a circulação local e a perfusão tecidual, promove desinfecção e desbridamento de feridas e estimula a cicatrização e epitelização. Além disso, possui efeito anti-inflamatório, antálgico, imunomodulador, bactericida, fungicida e virucida.

Quais as indicações?

Pode-se indicar a ozonioterapia no tratamento complementar ou isolado de diversas doenças. Podemos citar dentre outras indicações a doença do disco intervertebral, espondilose, osteoartrites, tendinopatias, artrites sépticas, discoespondilites, sepse, osteomielite, feridas contaminadas, infecção do trato urinário, fistulas e abscessos, piodermites, dermatopatias alérgicas, papilomas, artrite reumatoide, doença intestinal inflamatória crônica, diabetes, insuficiência renal crônica, doenças isquêmicas, tratamento de feridas e escaras de decúbito, queimaduras, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), ceratoconjutivite seca, glaucoma crônico, hepatopatias, doenças neurodegenerativas, adjuvante no traratemento do câncer e para amenizar os efeitos colaterais de quimioterapia.

Quais são as contra-indicações

Devemos ter cuidado com animais senis, debilitados ou com grande estresse oxidativo. Em casos como esses, a ozonioterapia deve ser evitada, ou então feita de forma bastante cuidadosa para não agravar o quadro clínico do animal.

Os efeitos do ozônio são rápidos?

Sim, dependendo do caso podemos ter um efeito bastante rápido, com resultados a partir da primeira ou segunda aplicação (em quadros de dor crônica por exemplo). Porém a resposta varia de acordo com o paciente e com a patologia, podendo demorar mais para os resultados começarem a serem observados.

O ozônio dói?

A aplicação do gás ozônio pode doer se a concentração está alta. Em doses com concentrações menores, utilizadas nas primeiras aplicações, o gás não causa dor. O animal pode sentir o desconforto da agulha e do volume do gás apenas, mas, na maioria das vezes eles, não se incomodam. Ao aumentarmos a concentração, a aplicação do ozônio pode causar uma leve irritação no tecido, e o animal pode ficar dolorido, porém, este quadro dura apenas no dia seguinte da aplicação, voltando ao normal nos dias subsequentes. Observando a resposta do animal e controlando a concentração de ozônio, podemos realizar um tratamento eficaz sem que o animal tenha desconforto.

Texto publicado na Coluna Fisioterapia e Reabilitação Veterinária da Revista Nosso Clínico  –

Colaboração pelo Texto e Fotos do M.V. César Prado

===============================================================

A Fisioanimal oferece o serviço de Ozonioterapia, através do Dr. César Prado, médico veterinário, acupunturista e ozonioterapeuta Fisioanimal. 

Agende uma avaliação para seu animal com o Dr. César pelo telefone 011 3862-6398 ou pelo email atendimento@fisioanimal.com

================================================================

Para saber mais:

Site Comitê Internacional Científico de Ozonioterapia

www.isco3.org

================================================================

Dr. César Prado, Veterinário ozonioterapeuta Fisioanimal, em aplicação de ozonioterapia para atroes em ombro

Dr. César Prado, Veterinário ozonioterapeuta Fisioanimal, em aplicação de ozonioterapia para atroes em ombro

ozonioterapia-veterinaria-fisioanimal

Coluna Fisioterapia e reabilitação com Dr. Cesar Prado -FIsioanimal