Style Sampler

Layout Style

Patterns for Boxed Mode

Backgrounds for Boxed Mode

All fields are required.

Close Appointment form

Técnicas Utilizadas – Fisioterapia Animal

  • Home
  • Técnicas Utilizadas

Fisioterapia Veterinária ou Fisioterapia Animal.

Texto Pela Dra. Maira Formenton, Médica Veterinária Fisiatra, especializada em Fisioterapia e Reabilitação – Fisioanimal tel: (011) 3862-6398

A fisioterapia veterinária ou fisioterapia animal surgiu inicialmente como uma adaptação de técnicas utilizadas na fisioterapia humana aplicadas principalmente em equinos. Com os anos estas técnicas passaram ser estudadas e utilizadas também em pequenos animais. Atualmente a fisioterapia animal em cães e gatos já está difundida na classe médica, com publicações e trabalhos científicos comprovando a eficácia de suas técnicas, já adaptadas ou especificamente desenvolvidas para estes. No Brasil, a fisioterapia é realizada em animais por médicos veterinários fisiatras (veja mais na página sobre  Definição Fisiatria ).

Durante as sessões, podem ser combinados diversos métodos da área médica e da fisioterapia animal, dependendo da patologia (doença) do animal. Muitas vezes, algumas destas técnicas, principalmente de cinesioterapia, são ensinadas aos proprietários, para realização diária de fisioterapia animal nos pacientes.

Veja um texto publicado pela Dra Maira Formenton na coluna da Revista Nosso Clínico com as indicações da fisioterapia : aplicacoes-fisioterapia-veterinaria

Veja a reportagem do SBT ( Programa Mundo Pet) sobre terapia para os animais na Fisioanimal sobre Acupuntura, Fisioterapia e Reiki.

http://www.sbt.com.br/mundopet/videos/categoria/0/c97463761b9084497200c43b77a14d26.html

A seguir segue uma breve descrição de algumas técnicas de fisioterapia animal frequentemente utilizadas na prática da fisioterapia veterinária.

  • Eletroterapia
Aplicação eletroterapia para alívio de dor fisioterapia animal

Aplicação eletroterapia para alívio de dor fisioterapia animal -Fisioterapia Veterinária www.fisioanimal.com – Imagem com direitos autorais.

Uso de correntes elétricas para aliviar a dor ou promover o fortalecimento muscular. Na medicina veterinária utilizamos principalmente as técnicas de TENS e Corrente Interferencial para aliviar a dor nos animais .

No caso de fortalecimento, podemos utilizar FES/NMES e corrente Russa. Estas técnicas tem grande auxílio em perdas de massa muscular, seja por problemas ortopédicos como cirurgias, ou neurológicos como animais com paralisias.

Veja no link o texto publicado pela Dra Maira na revista técnica Nosso Clínico:

Coluna Fisioterapia eletroterapia

  • Cinesioterapia

São alongamentos e exercícios terapêuticos. Essenciais no processo de reabilitação, as técnicas são adaptadas para a fisioterapia veterinária. Os exercícios podem ser ativos, quando o animal executa o movimento, ativos assistidos ou até mesmo passivos, quando o fisioterapeuta faz o movimento. É amplamente te usado em animais com problemas ortopédicos e neurológicos, sendo que podemos usar bolas, pranchas, pistas, cones e outros acessórios para nos ajudar nos exercícios.

 

 

Exercícios terapêuticos em cães na fisioterapia animal

Exercícios terapêuticos em cães na fisioterapia animal – Fisioterapia Veterinária www.fisioanimal.com – Imagem com direitos autorais.

Exercício Terapêutico em Bola - Fisioanimal Fisioterapia Veterinária

Exercício Terapêutico em Bola – -Fisioterapia Veterinária www.fisioanimal.com – Imagem com direitos autorais.

 

Exercício em Pista Proprioceptiva para Reabilitação de Hérnia de Disco

Exercício em Pista Proprioceptiva para Reabilitação de Hérnia de Disco – Fisioterapia Veterinária www.fisioanimal.com – Imagem com direitos autorais.

 

 

 

Alongamento e mobilização articular sendo realizada em um paciente felino no pós operatório ortopédico. Imagem com direito autoral - Fisioanimal Fisioterapia Veterinária

Alongamento e mobilização articular sendo realizada em um paciente felino no pós operatório ortopédico. Imagem com direito autoral – Fisioanimal Fisioterapia Veterinária

 

  • Laserterapia

 “O LASER (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation – Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação) é utilizado para o alívio da dor, em afecções agudas ou crônicas (ABERGEL, 1987). Para efeitos terapêuticos o laser mais comummente utilizado é o infravermelho de arseneto de gálio (Ga-As 904nm) ou de gálio-alumínio-arsênio (Ga-Al-As 830nm). Muitos trabalhos são apresentados na intenção de chegar a um consenso sobre intensidade, tempo de exposição e local de aplicação, porém muitos não seguem padrões científicos aceitos para pesquisas clínicas (VENANCIO et al., 2002).

         O mecanismo de alívio da dor pela laserterapia ainda não esta totalmente elucidado, porém sabe-se que o laser diminui a velocidade de condução do nervo sensorial, tem ação anti-inflamatória local, influência sobre a inervação autônoma e estimula respostas neurohumorais (serotonina, norepinefrina) do trato descendente de inibição. Além disso, estimula direta ou indiretamente a liberação de endorfinas, diminui a síntese de prostaglandinas e a potencialização das bradicininas, evita a redução do limiar de excitabilidade dos receptores da dor, levando ao equilíbrio da condução nervosa (CHENG, 1987). (…)

A Laserterapia assim, é indicada para alívio de dor de diversas etiologias, como hérnias de disco, osteoartrose, contraturas musculares, compressões nervosas, dor neuropática, entre outros. O LASER é amplamente utilizado na reabilitação e seu uso deve ser feito por um profissional qualificado, que compreenda a dosificação e as ações fisiológicas desencadeadas por agente físico, maximizando seus efeitos.” Texto Publicado pela Dra. Maira Formenton na Revista Nosso Clínico – Coluna Fisioterapia e Reabilitação

O Laser tem efeito anti-inflamatório e analgésico. Promove ainda o aumento do metabolismo celular, e ajuda na cicatrização de feridas e promove a reparação tecidual. Pós operatórios ortopédicos e neurológicos são muito beneficiados pela laserterapia.

Veja no link, alguns textos sobre os usos da laserterapia:

coluna Fisioterapia LASERTERAPIA

Laserterapia em animais

A laserterapia é facilmente aplicada e muito bem tolerada, mesmo em pacientes felinos que apresentam dor. Fisioanimal – Fisioterapia Veterinária com Qualidade e Dedicação – Fisioterapia Veterinária www.fisioanimal.com – Imagem com direitos autorais.

 

Aplicação da Laserterapia para coluna de um animal com dor secundária a Hérnia de disco - Fisioanimal: Qualidade em Reabilitação Veterinária

Aplicação da Laserterapia para coluna de um animal com dor secundária a Hérnia de disco – Fisioanimal: Qualidade em Reabilitação Veterinária – Imagem com direitos autorais.

 

A Laserterapia é indicada em lesões traumáticas, agudas e crônicas, como auxilio no controle da dor, além de acelerar o processo de recuperação. Fisioanimal - Qualidade e Dedicação em Reabilitação Veterinária

A Laserterapia é indicada em lesões traumáticas, agudas e crônicas, como auxilio no controle da dor, além de acelerar o processo de recuperação. Fisioanimal – Qualidade e Dedicação em Reabilitação Veterinária –  Imagem com direitos autorais.

 

  • Magnetoterapia

Campos magnéticos pulsáteis são muito utilizados na fisioterapia veterinária. Dores agudas e crônicas, artroses e problemas de coluna são os mais beneficiados . Além disso tem efeitos de relaxamento geral e liberação de endorfinas, o que confere sedação e bem estar ao animal durante e após a sessão.

A magnetoterapia pode ser utilizada em dores de coluna, além de ajudar no relaxamento do animal e ter um importante efeito anti-inflamatório. Fisioterapia Veterinária www.fisioanimal.com - Imagem com direitos autorais.

A magnetoterapia pode ser utilizada em dores de coluna, além de ajudar no relaxamento do animal e ter um importante efeito anti-inflamatório. Fisioterapia Veterinária www.fisioanimal.com – Imagem com direitos autorais.

A magnetoterapia pode ser utilizada em dores de coluna, além de ajudar no relaxamento do animal e ter um importante efeito anti-inflamatório. Fisioterapia Veterinária www.fisioanimal.com - Imagem com direitos autorais.

A magnetoterapia pode ser utilizada em dores de coluna, além de ajudar no relaxamento do animal e ter um importante efeito anti-inflamatório. Fisioterapia Veterinária www.fisioanimal.com – Imagem com direitos autorais.

 

  • Ultra-som Terapêutico

O ultra-som, muito conhecido na fisioterapia humana, também pode ser aplicado nos animais . Ele é muito utilizado em pós operatórios ortopédicos , tendo efeitos anti inflamatórios e ajudar na reparação tecidual.  Promove a regeneração dos tecidos e efeitos benéficos em processos inflamatórios articulares como nas artroses.

Aplicação de Ultra Som Terapêutico na coxofemoral de um animal com atrose.

Aplicação de Ultra Som Terapêutico na coxofemoral de um animal com atroes. Imagem com direitos autorais.

 

  • Massoterapia

A aplicação de massagem tem grande uso na fisioterapia animal. O ciclo dor-tensão-dor é uma das grandes indicações das técnicas de massagem, principalmente em problemas de coluna, comuns na rotina clínica. A massoterapia resulta em diminuição de tensão muscular e consequente diminuição da dor, quebrando este ciclo.

Massoterapia em cães na fisioterapia animal

Massoterapia em cães na fisioterapia animal –Fisioterapia Veterinária www.fisioanimal.com – Imagem com direitos autorais.

Massoterapia é indicada em problemas de coluna, além de relaxamento geral.

Massoterapia é indicada em problemas de coluna, além de relaxamento geral – Fisioterapia Veterinária www.fisioanimal.com – Imagem com direitos autorais.

Massoterapia é indicada em problemas de coluna, além de relaxamento geral.

Massoterapia é indicada em problemas de coluna, além de relaxamento geral – Fisioterapia Veterinária www.fisioanimal.com – Imagem com direitos autorais.

Massoterapia é indicada em problemas de coluna, além de relaxamento geral.

Massoterapia é indicada em problemas de coluna, além de relaxamento geral – Fisioterapia Veterinária www.fisioanimal.com – Imagem com direitos autorais.

Além disso, a massagem aumenta o fluxo sanguíneo local, proporcionando uma melhor oxigenação e também retirada de resíduos metabólicos (aumenta drenagem venosa e linfática ), o que auxilia o retorno à função muscular e assim grande alívio. Este aumento na circulação leva também ao aumento da temperatura local e da elasticidade muscular, acelerando sua recuperação.

Em muitos casos, problemas musculares vêm associados à adesões e contraturas musculares (nódulos) que podem ser mobilizados e desfeitos com sessões de fisioterapia animal com massagem.

Veja um pouco mais neste texto sobre a massoterapia em animais: massoterapia-veterinaria

Por último,  a massoterapia libera endorfinas, o que confere um efeito relaxante natural à técnica, além de ser muito prazerosa.

.

  • Hidroterapia

A hidroterapia consiste no uso da água como forma de tratamento, terapia. Para os animais normalmente as formas mais facilmente aplicáveis são a natação e a esteira aquática, porém também existem imersões terapêuticas, duchas, entre outros.

Hidroterapia é indicada para tratamento de problemas de coluna, atrofias musculares, fortalecimento dos membros e ainda como auxílio no emagrecimento. - Imagem com direitos autorais - Fisioanimal Fisioterapia Veterinária

Hidroterapia é indicada para tratamento de problemas de coluna, atrofias musculares, fortalecimento dos membros e ainda como auxílio no emagrecimento. – Imagem com direitos autorais – Fisioanimal Fisioterapia Veterinária

Hidroterapia é indicada para tratamento de problemas de coluna, atrofias musculares, fortalecimento dos membros e ainda como auxílio no emagrecimento. - Imagem com direitos autorais - Fisioanimal Fisioterapia Veterinária

Hidroterapia é indicada para tratamento de problemas de coluna, atrofias musculares, fortalecimento dos membros e ainda como auxílio no emagrecimento. – Imagem com direitos autorais – Fisioanimal Fisioterapia Veterinária

Esta técnica promove diversos efeitos benéficos nos animais, desde fisiológicos até  psicológicos. Tendo em vista que na água reduz-se o peso do animal e o impacto do exercício, obtém-se as vantagens desta terapia.

A terapia na água promove aumento na circulação, diminuição da dor, aumento da flexibilidade e mobilidade, fortalecimento de tônus muscular e ainda um grande incremento no equilíbrio, coordenação e manutenção de postura. Um animal paralisado dos membros posteriores, por exemplo, na água ganharia mobilidade e possibilidade de realizar diversos exercícios que em solo seriam impossíveis ou teriam um alto grau de dificuldade. Além disso, a água também funciona como um ótimo estímulo sensorial e proprioceptivo, e que complementa perfeitamente a terapia de nosso paciente.

A água aquecida, promove o relaxamento muscular e aumento de circulação, ajudando muito em contraturas, alívio de dor e relaxamento geral do animal.

O exercício na água também permite a correção de posturas inadequadas, uso de membros atrofiados e fortalecimento muscular sem impacto em articulações.

natação-fisioterapia-veterinaria-com-qualidade-fisioanimal

Natação assistida no trabalho de fisioterapia na água. Fisioanimal.com

Os efeitos psicológicos não podem ser descartados. O próprio alívio da dor já promove o bem estar e melhoria da qualidade de vida, mas com certeza a mobilidade que o animal ganha na água faz com que adquira a confiança e a independência muitas vezes necessária para voltar a andar. Em muitos casos, o animal tem medo de apoiar uma pata por trauma psicológico com a mesma, e na água perde este medo apoiando espontaneamente.

Por fim, a hidroterapia pode ser usada como um artifício para promover o emagrecimento e fitness do animal. A perda de calorias é considerável, um programa de emagrecimento e fortalecimento tem grandes avanços utilizando-se a água.

  • Crioterapia

Crioterapia é o uso de gelo( ou resfriamento controlado) como um agente para auxiliar no controle da inflamação, dor entre outros. O gelo é  eficaz e recomendado no tratamento de lesões músculo-esqueléticas agudas.O objetivo principal é a minimização de sequelas relacionadas à lesão como dor, edema, hemorragia, espasmos musculares e reduzir a injúria secundária.

Fonte Texto: Dra Maira Formenton, Coluna Fisioterapia e Reabilitação, Revista Nosso Clínico:Coluna Fisioterapia : crioterapia

 

Crioterapia em um paciente no pós operatório de cirurgia ortopédica. Imagem com direito autoral. Fisioanimal Fisioterapia Veterinária com qualidade e dedicação.

Crioterapia em um paciente no pós operatório de cirurgia ortopédica. Imagem com direito autoral. Fisioanimal Fisioterapia Veterinária com qualidade e dedicação.

 

  • Bandagens Funcionais

Auxiliam o animal durante a reabilitação e são usadas durante e depois da fisioterapia. Podem ser usadas em reabilitações ortopédicas e neurológicas, facilitando a movimentação e a realização dos exercícios terapêuticos, reduzindo o tempo de recuperação dos animais

 

bandagem funcional fisioterapia veterinaria barney- hernia de disco- fisioanimal)

bandagem funcional para alteração proprioceptiva em reabilitação de hérnia de disco – fisioterapia veterinária Fisioanimal. 

 

 

Fisioanimal - o melhor lugar para seu animal - www.fisioanimal.com

Fisioanimal – o melhor lugar para seu animal – www.fisioanimal.com