Objetivos e conquistas

Objetivos da Fisioterapia ANIMAL

A Fisioterapia animal tem como objetivo principal a melhoria ou manutenção da qualidade de vida do nosso paciente. Tendo sempre isto em mente, diversos objetivos são traçados, dependendo da patologia (doença) ou disfunção que se apresenta.

O alívio da dor consiste em um dos maiores objetivos e muitas vezes também em um grande desafio. A dor, de forma aguda ou crônica, pode causar imunossupressão, inapetência, caquexia (dor é associada com estresse, o que influencia o metabolismo de carboidratos, proteínas e gordura, além da diminuição do consumo de alimento), além de poder levar ao desuso de membros (animais levantam a pata com dor) e interfere diretamente no bem estar do paciente.

Massoterapia para alívio de dor na fisioterapia animal

A redução da inflamação diminui o tempo de recuperação e em muitos casos está associada com a redução da dor. Artroses e artrites são exemplos de patologias que estão em um ciclo de dor-inflamação que leva muitos pacientes a recorrer à fisioterapia.

Em diversos casos usamos a fisioterapia veterinária para prevenir ou minimizar a atrofia de músculos, cartilagens, ossos, tendões e ligamentos. Em paralisias e paresias este é um trabalho fundamental da reabilitação.

A reabilitação pós operatória tem o objetivo eliminar ou reduzir sequelas, diminuir a utilização de medicamentos, além de auxiliar a regeneração óssea, preservar articulações não acometidas, diminuir a dor, inflamação, entre tantas mais.

Por último, a fisioterapia veterinária pode ser aplicada para a melhoria da condição física geral, incluindo o emagrecimento, condição cardiovascular e fitness.

Texto pela Dra. Maira Formenton

www.fisioanimal.com
Contato: atendimento@fisioanimal.com

=============================================================================