• Tratamento artrose...

Tratamento artrose na fisioterapia veterinária

O Centro de Fisioterapia e Reabilitação Veterinária Fisioanimal é completo.

Oferece todas as modalidades para atender a nossos pacientes, com a melhor estrutura e uma equipe multidisciplinar.

Contamos com uma equipe formado por veterinários pós graduados em reabilitação, além de acupunturistas, nutricionista e quiropraxista.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre nossos serviços:

Telefones : (11) 3641-3858; (11) 98567-5756

e-mail : atendimento@fisioanimal.com

Artigo:  Tratamento artrose na fisioterapia veterinária – A osteoartrose ( OA ) e uma doença degenerativa que acomete as articulações sinoviais, sendo suas características alterações na cartilagem articular como:  fissuras , microfraturas, cistos e esclerose do osso subcondral, além da formação de osteófitos periarticulares.

artrose de cotovelo - fisioterapia veterinária Fisioanimal

artrose de cotovelo – fisioterapia veterinária Fisioanimal

A etiologia não esta totalmente elucidada, porém esta relacionada a microtraumas freqüentes, cargas excessivas sobre as articulações, fatores hereditários, metabólicos e endocrinopatias, que podem influenciar no surgimento e na evolução da doença.

Os sinais clinicos estão associados a uma diminuição da qualidade de vida de nosso paciente, pois apresenta  rigidez articular e dor. A claudicação é o mais comum, o que pode acompanhar atrofia da musculatura relacionada ao local acometido, com possível  deformidade e até a perda progressiva da função.

Na veterinária, afecções como displasia de cotovelo e coxofemoral são as principais causas, juntamente como luxação patelares e tratamentos de ruptura de ligamento cruzado cranial ( cirúrgico ou não ), que proporcionam a longo prazo a alteração da bioemecânica articular e o aparecimento da osteoartrose. A obesidade tem sido uma das causas também idenficadas em cães e gatos pela sobrecarga articular.

Além disso, o aumento da expectativa de vida dos animais domesticos reflete na demanda de atendimentos a pacientes geriatricos, onde a OA é uma das afecções ortopédicas mais relevantes.

O tratamento consiste em tentar reduzir o avanço da degeneração da cartilagem, controle da dor e melhora da mobilidade, resultando assim no incremento da qualidade de vida dos nossos pacientes.

O uso de AINES e analgésicos são indicados, porém não são um tratamento definitivo. A suplementação com condroitina e glicosaminoglicanos também é referida em muitos trabalhos para reduzir os efeitos degenerativos a longo prazo sobre a articulação . O uso de antiartrósicos, como a diacereína, pode ser benéfico. No entanto, estes são tratamentos de suporte e não devem ser a única escolha, mas devem ser associados a fisioterapia para que possa realmente aliviar os sintomas de forma a tratar a causa.

A fisioterapia age em diversas fases da OA. Na fase aguda ou em reagudizações, pode controlar a inflamação e impedir o avanço da doença de forma aceitável.

Além disso, os exercícios controlados e sem impacto nas articulações acometidas melhoram e aumentam a força muscular ,  endurance, amplitude, funcionalidade e ainda auxiliam no aumento da densidade óssea e no restabelecimento da biomecânica articular.

hidroterapia para artrose na coxofemoral por displasia coxofemoral - Fisioanimal

hidroterapia para artrose na coxofemoral por displasia coxofemoral – Fisioanimal

Diversas técnicas são aplicadas.

• A eletroterapia ( TENS/Corrente Interferencial) age na dor articular e por isso possibilita o posterior alongamento e exercícios.
  • O Ultrassom pode ajudar a ganhar amplitude da região acometida. Põe ser usado na forma de calor profundo antes da mobilização ou em sua forma pulsada, onde atua como um potente antiinflamatório e ativador da microcirculação.
  • A laserterapia atua no controle da dor e também na inflamação, além de agir no restabelecimento dos condrocitos.
  • Ainda como alternativa temos a magnetoterapia (ação antiinflamatória, analgésica e acelera o processo de recuperação) e a massoterapia indicada nas contraturas musculares compensatórias.
Laserterapia para artrose, fisioterapia veterinária, Fisioanimal

Todas estas técnicas dão sustentação para o objetivo final dos exercícios de fortalecimento e aumento de amplitude.

Os alongamentos são essenciais e na veterinária trabalhamos mais facilmente com alongamentos assistidos. O alongamento deve ser associado aos exercícios de baixo impacto.

Exercícios isométricos são indicados na fase inicial pois são bem tolerados. Em um segunda fase são indicados exercícios ativos assistidos ou não , sempre respeitando o limite do paciente.

A hidroterapia nestes casos torna-se um exercício ideal pois promove o adequado fortalecimento e movimentação articular com pouco ou nenhum impacto. A hidroesteira muitas vezes é a eleita pela facilidade e controle sobre o exercício, porém a natação controlada é igualmente indicada.

Por fim, muitas vezes é indicado  associação com outras técnicas como a acupuntura e a quiropraxia, que podem ajudar no controle da dor e otimizar a resposta do paciente a terapia.

Controlar a osteoartrose muitas vezes pode ser um desafio na clinica médica, porém diversas técnicas podem nos ajudar a trazer qualidade de vida para o animal e a certeza que oferecemos o melhor tratamento a nosso paciente.

Texto publicado pela Dra Maira Formenton na revista técnica Revista Nosso clínico

Link da publicação:

osteoartrose – fisioterapia veterinária

Nos casos selecionados, veja o caso da Maya, tratada para artrose no cotovelo com fisioterapia na Fisioanimal!

Para saber como seu animal pode ser beneficiado na fisioterapia veterinária entre em contato com a Fisioanimal:

(011) 3641-3858 ou atendimento@fisioanimal.com