Tratamento de doença de disco intervertebral em cão com fisioterapia e reabilitação veterinária – relato de caso Treatment of intervertebral disc disease by physical therapy and rehabilitation in a dog – Case Report.

M.V. MSC. FERNANDA DO PASSO RAMALHO – VETERINÁRIA AUTÔNOMA FR.VET
M.V. MAIRA REZENDE FORMENTON – MESTRANDA VCI/FMVZ/USP, INSTITUTO BIOETHICUS, FISIOANIMAL
M.V. MSC. DR. JOSÉ GERALDO MEIRELLES PALMA ISOLA – VETERINÁRIO AUTÔNOMO CAPESVET
M. V. MSC. DR. JEAN FERNANDES GUILHERME JOAQUIM – INSTITUTO BIOETHICUS

CONTATOS :felfys@gmail.com, maira@fisioanimal.com, jgmpi@ig.com.br.

Referência para citação do artigo:

RAMALHO, F. P.; FORMENTON, M. R.; ISOLA, J. G. M. P.; JOAQUIM, J. F. G.; Tratamento de doença de disco intervertebral em cão com fisioterapia e reabilitação veterinária – relato de caso / Treatment of intervertebral disc disease by physical therapy and rehabilitation in a dog – Case Report / Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP / Journal of Continuing Education in Animal Science of CRMV-SP. São Paulo: Conselho Regional de Medicina Veterinária, v. 13, n. 1 (2015), p. 10 – 17, 2015.

Para ver o artigo completo:
Artigo Disocpatia – revista_educacao_continuada_vol_12_No_2_2015

Resumo

A doença do disco intervertebral (DDIV) é a causa mais frequente de lesão medular em cães. Aproximadamente 15% das discopatias em cães acometem a região cervical. A fisioterapia veterinária tem despertado grande interesse nos médicos veterinários, tendo em vista sua importante aplicação, não invasiva, em diversos tratamentos. O objetivo desse trabalho foi contribuir com informações referentes à possibilidade de tratamento de cães acometidos pela DDIV cervical com as técnicas de fisioterapia veterinária e relatar o caso de um tratamento bem sucedido, bem como revisar a literatura sobre o tema.

Abstract

The intervertebral disk disease (IDD) is the most often injury in the dog’s spinal marrow. Approximately 15% of the discopathies in dog are in the cervical region. The veterinarian physiotherapy has aroused great interest in the clinic veterinarians, in view of the non-invasive treatments in several cases. The objective of this paper was to contribute with more information related to the treatments of dogs affected by cervical IDD by using veterinarian physiotherapy techniques and to describe a well succeed case of treatment, as well as to review the some literature related to cervical IDD.

Tratamento de doença de disco intervertebral em cão com fisioterapia e reabilitação veterinária - relato de caso